Tumores vertebrais
Neurocirurgião em São Luís - MA
Os tumores vertebrais são tecidos que crescem e se desenvolvem na coluna vertebral, podendo afetar tanto a estrutura óssea da coluna quanto os nervos/medula. Esses tumores podem estar localizados tanto dentro dos nervos quanto ao redor deles e podem ser benignos ou malignos.
Sintomas
Os tumores vertebrais podem causar diversos sintomas que variam de acordo com sua localização e tamanho. Entre os sintomas mais comuns estão a dor na região afetada da coluna, que pode piorar com o tempo, além de fraqueza, formigamento ou perda de sensibilidade nas pernas, ou braços. Sinais de alerta podem incluir dor progressiva, perda de peso, dor que acorda o paciente e até mesmo dificuldade para urinar e evacuar.
Tumores benignos
Os tumores benignos da coluna vertebral são crescimentos de tecidos que não correspondem a câncer, ou seja, possuem crescimento lento e não se espalham pelo corpo.
Essas lesões são muitas vezes tidas como achados de exame, ou seja, encontrados quando realizamos exames com outras finalidades. Assim, grande parte dessas lesões são assintomáticas e não necessitarão de tratamento, apenas acompanhamento.
- Hemangioma
O hemangioma vertebral corresponde ao exemplo mais comum dos tumores benignos da coluna vertebral, podendo estar presente em até 15% da população, sendo a maioria assintomática.
- Schwannoma
Outro tumor de crescimento lento dos nervos da coluna é o Schwannoma, que são tumores que nascem das células que revestem os nervos (células de Schwann). Podem ser assintomáticos, ou causarem dores na coluna e sintomas decorrentes do nervo afetado (como formigamentos, perda de força e dormência nos braços e pernas). A cirurgia com retirada completa da lesão corresponde ao tratamento de escolha dessas lesões, levando à cura da mesma.
- Meningiomas
Os meningiomas também são tumores que crescem de forma lenta na coluna, e são originários de células que revestem o tecido nervoso. Assim, podem estar presentes tanto no crânio quanto na coluna vertebral. Assim como os Schwannomas, possuem como principal tratamento a cirurgia.
- Ependimomas mixopapilares
Outro tumor que pode acometer a medula são os ependimomas mixopapilares. Eles são tumores mais frequentes nos homens, e se localizam principalmente no final da medula, em uma região conhecida como cone medular.
- Cistos de Tarlov
Os cistos de Tarlov são bolsas de líquido que se localizam próximos dos nervos, e por isso também são conhecidos como cistos perineurais. Eles são benignos e na maioria das vezes permanecem estáveis na coluna, sem causar sintomas e sem necessitar de tratamento cirúrgico.
Tumores malignos
Os tumores malignos da coluna podem se originar da própria coluna ou serem oriundos de outros lugares (mais conhecidos como metástases vertebrais).
Os tumores malignos mais comuns da coluna são as metástases vertebrais, que correspondem a tumores que se originaram de outros lugares e migraram para a coluna vertebral.
Os tumores malignos da própria coluna (conhecidos como tumores primários da coluna) são raros, porém agressivos. Possuem como mais comuns o mieloma múltiplo (oriundo de células sanguíneas), osteossarcoma, osteocondroma e sarcoma de Ewing.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de tumores vertebrais é realizado de forma semelhante às outras patologias da coluna. Realizamos uma avaliação detalhada dos sintomas e um exame físico minucioso da força e sensibilidade dos braços e pernas, para que possamos investigar a área acometida pelo tumor e sua extensão.
Além disso, solicitamos exames de imagem, como radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que podem ser solicitados para visualizar a coluna vertebral e confirmar o diagnóstico avaliado no exame físico.
Esses exames nos permitem identificar a localização e o grau de comprometimento dos tumores.
Tratamentos
O tratamento dos tumores vertebrais depende do tipo, grau de extensão, estágio da lesão e capacidade funcional do paciente.
Opções incluem cirurgia para remover o tumor, o que pode aliviar a pressão sobre a medula espinhal e os nervos, além de estabilizar a coluna vertebral. Radioterapia utiliza radiações para destruir as células tumorais. A quimioterapia / imunoterapia pode ser recomendada para tumores malignos.
Tumores benignos podem ser monitorados ou removidos se causarem sintomas.
O tratamento é personalizado e colaborativo, envolvendo uma equipe médica multidisciplinar para proporcionar o melhor cuidado possível, melhorando a qualidade de vida e a recuperação do paciente.
Sobre o profissional
Dr. Rayan Santos
Olá, sou Rayan Haquim Pinheiro Santos, e primeiro gostaria de agradecer por seu interesse em minha caminhada. Nasci no Maranhão, e sou fruto da união de um maranhanese com uma paraibana. Meu pai é médico (cirurgião), e desde pequeno ouço as histórias de vidas que ele transformou através de seu trabalho como cirurgião. A medicina sempre esteve presente em minha casa, e meu pai sempre foi um exemplo de médico e ser humano para mim e meu irmão; o que nos motivou em nossa decisão (eu na neurocirurgia e cirurgia da coluna vertebral; e meu irmão na cirurgia do aparelho digestivo).
Minha jornada não é apenas profissional, mas também pessoal. Casei-me com minha primeira namorada, que hoje é médica radiologista. Estamos juntos desde 2007, compartilhamos nossos sonhos desde o segundo ano do ensino médio.
Guiado pela fé, sou cristão e busco ser um instrumento de Deus para trazer alívio e cura aos meus pacientes. Desde cedo, aprendi a viver com princípios éticos e morais, os quais continuam a guiar minha prática médica.