Estenose do canal vertebral

Neurocirurgião em São Luís - MA


A estenose de canal é um problema comum na coluna vertebral. Ela ocorre quando o canal espinhal, por onde passa a medula espinhal e os nervos da coluna vertebral, se torna estreito. Isso pode resultar na compressão dos nervos presentes na região. A estenose de canal é mais comum em pessoas mais velhas e pode ser causada por fatores como o envelhecimento e a presença de artrite.

Canal do Youtube

Vídeos relacionados à Estenose do canal vertebral

Acesse o canal do Youtube

Sintomas

A estenose de canal pode ocorrer com compressão desde a coluna cervical até a coluna lombar. Entre os sintomas mais comuns estão dor ou sensação de peso nas pernas ao caminhar, dormência ou formigamento nos membros inferiores e fraqueza muscular. Quando a compressão ocorre no pescoço (coluna cervical), o paciente pode apresentar formigamentos nos braços com dificuldade para realizar movimentos com as mãos, ou até mesmo sentir-se "travado". Além disso, pode haver dificuldade em manter-se em pé por períodos prolongados. Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem piorar ao longo do tempo.

Como é o diagnóstico

O diagnóstico da estenose de canal é realizado por meio de uma combinação de exames clínicos e de imagem. Inicialmente, examinamos o paciente e avaliamos todos os sintomas e a história, para que possamos identificar a região da coluna que está sendo afetada pela estenose e os comprometimentos que o paciente possui devido à compressão dos nervos. Em seguida, solicitamos exames de imagem, como radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para podermos visualizar o estreitamento do canal espinhal e determinar a extensão do problema. Com base nos resultados dos exames, podemos recomendar o tratamento adequado para aliviar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Tratamentos

Tratamento Não Cirúrgico


Existem opções de tratamento não cirúrgico disponíveis para a estenose de canal, que podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Essas medidas incluem terapias físicas (como fisioterapia, exercícios de fortalecimento e alongamento específicos para a coluna vertebral) e o uso de medicamentos prescritos pelo médico para aliviar a dor e reduzir a inflamação. No entanto, pacientes que continuem sentindo dor lombar e formigamentos nos braços e pernas podem se beneficiar de forma significativa da descompressão cirúrgica dos nervos.


Tratamento Cirúrgico


Para casos mais graves de estenose de canal, que não melhoraram com fisioterapia e medicamentos, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção eficaz e segura. A cirurgia tem como objetivo descomprimir a medula espinhal e os nervos, reduzindo os sintomas e melhorando a qualidade de vida. Durante o procedimento, removemos o tecido ósseo e os ligamentos / discos que estejam comprimindo os nervos da coluna. A cirurgia atualmente é realizada de forma menos invasiva, com menores cortes e menor dor no pós-operatório, proporcionando a resolução dos sintomas. A decisão de realizar a cirurgia é tomada após uma avaliação completa do paciente e discussão dos riscos e benefícios envolvidos.

Sobre o profissional

Dr. Rayan Santos


Olá, sou Rayan Haquim Pinheiro Santos, e primeiro gostaria de agradecer por seu interesse em minha caminhada. Nasci no Maranhão, e sou fruto da união de um maranhanese com uma paraibana. Meu pai é médico (cirurgião), e desde pequeno ouço as histórias de vidas que ele transformou através de seu trabalho como cirurgião. A medicina sempre esteve presente em minha casa, e meu pai sempre foi um exemplo de médico e ser humano para mim e meu irmão; o que nos motivou em nossa decisão (eu na neurocirurgia e cirurgia da coluna vertebral; e meu irmão na cirurgia do aparelho digestivo).


 Minha jornada não é apenas profissional, mas também pessoal. Casei-me com minha primeira namorada, que hoje é médica radiologista. Estamos juntos desde 2007, compartilhamos nossos sonhos desde o segundo ano do ensino médio.


Guiado pela fé, sou cristão e busco ser um instrumento de Deus para trazer alívio e cura aos meus pacientes. Desde cedo, aprendi a viver com princípios éticos e morais, os quais continuam a guiar minha prática médica.

Saiba mais